online
Fechar X

Bob Dylan surpreende e conquista Nobel de Literatura 2016

Bob Dylan surpreende e conquista Nobel de Literatura 2016


O cantor e compositor americano Bob Dylan, autor de hinos dos anos 1960 como Blowing in the Wind, cantado e recantado por Eduardo Suplicy no Congresso Nacional, foi anunciado nesta quinta-feira como o vencedor do Nobel de Literatura 2016. 

A Academia Sueca destacou a contribuição de Dylan, um músico que mesclou influências do folk à intensidade das poesias beatnik no início da carreira, para a tradição do cancioneiro americano, por ter “criado novas expressões poéticas” que deixaram marca na cultura global.

O anúncio, mais uma vez, surpreendeu. Nas casas de apostas londrinas, e também entre especialistas, os nomes fortes eram os de sempre, como o japonês Haruki Murakami e americano Philip Roth, além do queniano Ngũgĩ wa Thiong’o.

“Ele é o grande poeta, um grande poeta dentro da tradição da língua inglesa. Um autor original que carrega com ele a tradição e está há mais de 50 anos inovando e se renovando”, disse a porta-voz da Academia Sueca, após o anúncio. Ela ainda comparou Dylan aos grandes da Antiguidade e citou um disco do músicos de 1966, Blonde on Blonde, de faixas como Visions of Johanna, Just Like a Woman, Rainy Day Woman e I Want You, relançada em português pelo Skank. “Homero e Safo escreveram poesias que eram para ser lidas em voz altas, a mesma coisa com Bob Dylan.”

Fonte:MSN
Visualizar
Seu Jorge faz tributo a David Bowie em Nova York

O brasileiro Seu Jorge até é conhecido nos Estados Unidos por seu papel no filme Cidade de Deus, de 2002, mas fez sucesso mesmo por sua performance ao reinterpretar faixas de David Bowie na trilha sonora do filme A Vida Marinha com Steve Zissou. As músicas foram lançadas em um CD que teve boas vendas, mas Seu Jorge não tinha conseguido transformar sua fama em turnê pelo território americano. Até agora. Um show em tributo a David Bowie, que faleceu em janeiro deste ano, foi realizado em 12 de novembro, em Nova York.

Programa Destaque da semana